Os chamados elementos corporais são a base dos exercícios individuais e de conjuntos, que podem ser realizados em várias direções, planos, com ou sem deslocamento, em apoio sobre um ou dois pés e coordenados com movimentos de todo o corpo. Andar, correr, saltar, saltitar, balançar, circundar, girar, equilibrar, ondular, lançar e recuperar são elementos corporais obrigatórios e acompanhados por estímulo musical.
[4] Durante a realização dos movimentos, a
graça e a beleza deles também contam na avaliação das árbitras, já que a harmonia com a
música deve gerar interação, além de demonstrar entrosamento nas apresentações de grupo. Entre os principais elementos corporais realizados nesta modalidade estão:
[16]
- O equilíbrio: na qual a atleta se posiciona sobre uma das pernas e levanta a outra.
- A onda: com flexibilidade, a ginasta movimenta seu corpo imitando uma onda.
- O moinho: no qual a atleta consegue, com a ajuda de aparelhos como as maças e as cordas, formar um círculo à sua volta com os movimentos dos braços.
- O pivote ou pivot: que trata de uma rotação de 360º sobre um pé.
- O véu: que são os movimentos de rotação de uma corda em torno do corpo da atleta.
Esses movimentos básicos, no entanto, unem-se a outros, de acordo com o equipamento específico utilizado na apresentação. Apesar disso, não deixam de ser variações apenas dos movimentos listados acima. São exemplos: equilíbrio em prancha, salto Cabriole, pivot 360º em retiré e onda lateral.
[17]
Nenhum comentário:
Postar um comentário